sábado, 26 de março de 2011

Livros sobre Design de Interiores

Olá pessoal !!

Hoje estou postando alguns livros interessantes sobre Desing de Interiores , muito utéis para quem esta montando algum projeto ou queira criar um.

Segue abaixo a lista: 

Guia Prático do Design de Interiores
De Clarice Mancuso Editora Sulina

A autora com 25 anos de experiência nesta área deixa claro que a concorrência é o que há de mais sadio, pois oferece todos os passos que compõe um projeto. De uma forma didática, discorre sobre sua metodologia de trabalho sem medo de ensinar e ser copiada.

  

Projetando espaços: Design de interiores
De Miriam Gurgrl Editora Senac SP

Projetar e apresentar soluções diferenciadas são o principal desafio deste livro de Miriam Gurgel. Este manual, imprescindível para profissionais e alunos da área de Design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento.








Projetando Espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais
De Miriam Gurgel. Editora Senac SP

Apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos da Arquitetura de interiores. Um manual imprescindível para profissionais e alunos dos cursos de Design de interiores, que alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento na área de Arquitetura de interiores.



Projetando espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais
De Miriam Gurgel. Editora Senac SP


Projetando espaços: Guia de Arquitetura de interiores para áreas Comercias", apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos da Arquitetura de interiores voltados a estabelecimentos comercias. Um manual imprescindível para profissionais e alunos dos cursos de Design de interiores, que avalia a exposição de informações técnicas e teóricas e aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento na área de Arquitetura de interiores.
A formação profissional na área de Arquitetura solicita domínio técnico e criatividade na organização de um projeto. Esse é o principal objetivo de Projetando espaços. O projeto de interiores comerciais envolve, de acordo com a autora, um profundo estudo sobre o perfil da empresa e da imagem que ela transmite - ou pretende transmitir -, além de ter como uma de suas prioridades a viabilização da praticidade, da funcionalidade e do conforto na execução das tarefas em cada um de seus departamentos. Aqui os leitores - profissionais e estudantes - encontrarão um roteiro seguro, essencialmente prático, que parte de conceitos objetivos para a formulação de considerações técnicas e culturais, tendo em vista a elaboração de um bom projeto.


Design em espaços
De Lucrécia D'Alessio Ferrara. www.rosari.com.br 

Estes ensaios de Lucrécia Ferrara foram escritos entre 1999 e 2001. Alguns foram publicados para públicos restritos em revistas especializadas ou apresentadas em congressos e seminários, e outros são inéditos. Lucrécia, de formação em Letras e Literatura, trabalhou durante muitos anos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na USP no Departamento de Projeto, no Grupo de Disciplinas de Desenho Industrial, de onde vem a razão de seus textos sobre Design, arquitetura e espaços urbanos. Ela tem diversos títulos publicados nesta área entre os quais A estratégia dos signos (1981 e 1986), Leitura sem palavras (1986 e 1988) Ver/a/cidade (1988) e Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. Os ensaios abrangem um universo que interessa a estudantes de graduação e de pós-graduação e tratam de assuntos que vão do ambiente urbano ao Design gráfico, da arquitetura ao espaço virtual, e, principalmente, da necessidade de estudar e interpretar a informação e as relações comunicativas que decorrem da inserção do Design no espaço e definem a cultura contemporânea.



Sergio Rodrigues

De Adélia Borges. Este livro é uma introdução à obra do designer Sergio Rodrigues, com 44 imagens e um texto de autoria da jornalista Adélia Borges

A obra reúne uma consistente coleção de 44 imagens coloridas de projetos de Rodrigues, precedidas por um texto biográfico sobre este que é uma das mais importantes referências do design de mobiliário no Brasil. Celebrizado pelo projeto de sua "Poltrona Mole", de 1957, e pelos conjuntos de mobiliário que se integraram aos projetos modernistas de prédios públicos de Brasília, o carioca Sergio Rodrigues permanece em atividade e seus projetos mais recentes também integram a seleção publicada neste volume.
Esta nova edição do livro Sergio Rodrigues da coleção Arquitetura e Design mostra a trajetória do designer ao longo das últimas cinco décadas. Uma justa homenagem ao mestre do design brasileiro, que tem a oportunidade de ver seu trabalho consagrado, ainda em plena atividade criativa e intelectual.
O arquiteto e designer Sérgio Rodrigues comemora 80 anos e, para homenageá-lo, a editora Viana & Mosley está publicando uma reedição comemorativa do livro "Sergio Rodrigues", com texto de Adélia Borges. Nesta nova edição acrescida, convidamos também alguns designers e arquitetos para escreverem frases em homenagem ao Sérgio Rodrigues.
Observa o Editor da obra:

"(...) Este livro é uma introdução à obra do designer Sergio Rodrigues, com 44 imagens e um texto de autoria da jornalista Adélia Borges".



Plastic Dreams: Synthetic Visions Design

Plastic Dreams é uma obra de referência ricamente ilustrada que aumenta a percepção estética do plástico e celebra sua nobreza como material. Livro em inglês.

Editora: Fiell

Este livro traça o desenvolvimento do plástico por meio de uma ampla gama de tipos de produtos, destacando-se o extraordinário potencial da forma desses materiais maravilhosos.
Plastic Dreams apresenta mais de 120 projetos que revelam uma profusão deslumbrante de cores e formas, assim como a imaginação inventiva alimentada por aspirações utópicas. O ensaio introdutório que o acompanha também traça a história fascinante do plástico e avalia seu influente papel no design industrial. Nos últimos 150 anos, o papel do plástico dentro do campo do design tem sido fundamental para o desenvolvimento do ambiente. Os polímeros sintéticos têm literalmente mudado o mundo moderno, transformando sonhos em realidades tridimensionais. De fato, o impacto dos plásticos tem sido sentido em todas as áreas da vida humana, desde a distribuição de alimentos, comunicações, transporte e transações financeiras.
Plastic Dreams: Synthetic Visions in Design conta a fascinante história deste material verdadeiramente maravilhoso, traçando sua evolução a partir de meados do século XIX até o presente, por meio de uma enorme variedade de tipos de produtos de referência, a partir de ícones como Wells Coates, rádio Konstantin até os mais novos polímeros. Um recurso de referência totalmente ilustrado, esse volume aumenta nossa percepção estética de plásticos e celebra sua nobreza de materiais.
Com uma introdução fascinante da história do plástico, avalia o seu papel decisivo no desenho industrial, enquanto um extenso glossário de materiais e processos plásticos ajudará o neófito a distinguir seus diferentes materiais. 
Como projeto final, Plastic Dreams vem com um estojo de plástico laranja especialmente concebidos por Edson Matsuo de Melissa.



Claudia Moreira Salles - Designer 

O livro, com 145 imagens dos móveis da artista carioca, faz uma análise da contribuição que suas obras trazem para o design nacional, a partir do estudo de suas peças mais representativas. Nelas, Claudia harmoniza a racionalidade das suas linhas com o calor subjetivo das madeiras brasileiras.

Escrito por Adélia Borges, curadora do Museu da Casa Brasileira, Claudia Moreira Salles, designerClaudia se utiliza sobre tudo do mais tradicional material brasileiro, a madeira.   traça a trajetória da artista carioca a partir do estudo de seus móveis mais representativos e da análise de sua contribuição para o design nacional. Em seu trabalho,
O livro, que tem prefácio de Sergio Rodrigues, traz 145 imagens dos móveis da Designer, entre eles os bancos Dueto (1992), Iracema (1993) e Jangada (2000), a mesa Fresta (2001) e a cadeira Quase Mínima (2004). O texto da jornalista e curadora especializada em design Adélia Borges reconstitui as brasileiríssimas influências da Designer. Para ela, trata-se de um trabalho silencioso, cujas qualidades de constância e densidade o tempo só nos ajuda a melhor usufruir.
O prefácio de Sergio Rodrigues, outro grande nome do mobiliário brasileiro, define a obra de Claudia como autêntica design com cara de Brasil. Em seu texto, ele afirma que, sem receio nenhum de exagero na comparação, colocaria sua sensibilidade, cultura, criatividade e ojeriza a tendências e modismos ao nível das grandes damas do design mundial.


O Design no Brasil: móveis + objetos + iluminação

Este álbum tem a missão de projetar a identidade dos designers brasileiros e de suas criações. O Design no Brasil é uma compilação atualizada e enriquecida das seções Design e Bom Desenho publicada na revista Casa Cláudia.

Há algum tempo a palavra design evocava produtos caros, assinaturas estrangeiras e endereços exclusivos. Nos anos 90 essa percepção, compartilhada por muitos brasileiros, transformou-se radicalmente. moveis e objetos de design conquistaram espaço em lojas grandes e pequenas espalhados pelo país e marcaram presença até nas prateleiras dos supermercados. Mais: viraram objetos de desejo. Por trás dessa mudança, registra-se o avanço nas áreas de educação, cultura e tecnologia, refletida na evolução dos profissionais e no desenvolvimento da indústria nacional.

Hoje, além de aquecer as exportações, o design empresta qualidade ao dia a dia, possibilita o prazer de ter à nossa volta artefatos úteis e resistentes, que cumprem bem sua função, e, claro, são belos. Entre nós, assim como aconteceu na Itália, o tema ganhou repercussão à medida que os designers tiveram sua identidade reconhecida. Quando deixa de ser anônimo, o produto gera proximidade e desperta interesse. 


Esses livros podem ser achados pela internet , ou quem quiser pode procurar no submarino, google ou na editora 2AB que trabalha somente com livros de design !!

Boa leitura !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário