segunda-feira, 28 de março de 2011

Acessibilidade: Feicon 2011 traz novidades na área de banheiro

Já não é possível pensar em uma casa que não seja acessível a qualquer tipo de pessoa: crianças, idosos e cadeirantes. No vídeo, você verá algumas opções de produtos sugeridos pela Feicon.

Arte com mosaicos

Para aqueles que gostam de um bonito mosaico e está pensando em criar um para colocar em algum lugar da sua casa ou loja, dêem uma olha no trabalho de Ed Chapman , artista britânico que entre seus trabalhos cria mosaicos surpriendentes com ilustrações de grandes artistas , Chapman usa cacos de azulejos de diversas cores para criar desenhos de personalidades famosas, mas não trabalha apenas com azuleijos , Chapman utiliza nas suas criações materiais inusitados como palhetas , daquelas para tocar guitarra, criar mosaicos únicos .



sábado, 26 de março de 2011

Livros sobre Design de Interiores

Olá pessoal !!

Hoje estou postando alguns livros interessantes sobre Desing de Interiores , muito utéis para quem esta montando algum projeto ou queira criar um.

Segue abaixo a lista: 

Guia Prático do Design de Interiores
De Clarice Mancuso Editora Sulina

A autora com 25 anos de experiência nesta área deixa claro que a concorrência é o que há de mais sadio, pois oferece todos os passos que compõe um projeto. De uma forma didática, discorre sobre sua metodologia de trabalho sem medo de ensinar e ser copiada.

  

Projetando espaços: Design de interiores
De Miriam Gurgrl Editora Senac SP

Projetar e apresentar soluções diferenciadas são o principal desafio deste livro de Miriam Gurgel. Este manual, imprescindível para profissionais e alunos da área de Design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento.




quinta-feira, 24 de março de 2011

Orkut do Design de Interiores

Olá pessoal , ja está no o Orkut do curso de D.I de Porto Ferreira contendo algumas fotos do que anda rolando de interessante no curso.

Acessem já !!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=14144350410568955228

terça-feira, 22 de março de 2011

Adesivos de Parede

Já não é tão novidade assim , mas algumas pessoas ainda não conhecem, é um jeito de deixar um ambiente com um aspecto diferente , inovador e barato ( se você mesmo fizer ), são os Adesivos de Parede !!!!!
Adesivos de Parede tem como objetivo dar um toque especial em qualquer ambiente, na qual você pode decorar seu quarto, sala, banheiro, qualquer parte da casa ou do trabalho que você deseja, são de fácil aplicação, e promete dar vida até mesmo em ambientes mais conservados. Com os adesivos você terá muitas vantagens, como por exemplo, não precisa de ajuda para colar na parede, você mesmo pode aplicar o adesivo, pode remover quando desejar, eles são de ótima qualidade, não deixa resíduos na parede.
No curso de Design de Interiores da ETEC - Prof. Jadyr Salles de Porto Ferreira,  os alunos do 2º módulo estão aprendendo como confeccionar seus proprios adesivos na aula de Ilustração com a Professora Maria de Lourdes, quem passa pelos corredores ou até mesmo quem olha para os armários da ETEC pode ver algumas das criaçôes muito interessantes dos alunos.

Veja aqui algumas fotos de adesivos tenho certeza que gostou da idéia, então use a criatividade e cole adesivo agora mesmo.





segunda-feira, 21 de março de 2011

O QUE É - Design de Interiores



Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas e técnicas que proporcionem qualidade de vida e cultura para os seus usuários e que sejam esteticamente atraentes.
A mais importante refere-se à natureza da utilização do espaço: trabalho, lazer, tratamento, estudo, morar etc.

Considera-se, em especial, a atmosfera que se pretende seja a marca desse espaço: alegria, jovialidade, força, segurança, sabedoria, divertimento, tranquilidade, sobriedade, harmonia etc. Existem, ainda, fatores práticos a serem observados como acessibilidade, iluminação, acústica, conforto térmico, armazenamento de coisas, entre outros. Fundamentais são as questões associadas à saúde, conforto, segurança, durabilidade e certas necessidades especiais inerentes a cada Cliente.

Um projeto de interiores deve considerar a estrutura do edifício, sua localização, o contexto social e legal do uso e o respeito ao meio ambiente. A criação exige uma metodologia sistemática e coordenada que inclui pesquisa e levantamento das necessidades do Cliente e sua adequação às soluções estruturais e de sistemas e produtos.

Para exercer a profissão, o Designer de Interiores qualifica-se em Curso Técnico ou Faculdade de Design de Interiores, ministrados por entidades de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério da Educação ou formando-se em Arquitetura, tendo cursado a cadeira de Arquitetura de Interiores.

Código de Ética

A ABD congrega Designers de Interiores em todo o Brasil que para se associarem à entidade apresentam documentação de formação e dados pessoais. Os profissionais associados à ABD devem exercer sua atividade conforme um Código de Ética que estabelece princípios no relacionamento com os Clientes, fornecedores e seus colegas de profissão.

A ABD está aberta para receber do público em geral notificações de conduta anti-ética de seus associados de forma a apurar responsabilidades e punir o infrator nos termos do Código de Ética da entidade.

O Projeto de Interiores

Imagine uma orquestra executando uma obra. A harmonia perfeita, a sonoridade magistral e o virtuosismo dos músicos são resultado da capacidade de cada integrante dessa orquestra que executam as partituras que fundamentam aquela obra.


O PROFISSIONAL



Para exercer a profissão, os Designers de Interiores precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas, igualmente, disciplinados, organizados e empreendedores. Devem combinar uma visão estética com habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Sobretudo, exige-se desse profissional a sensibilidade para trabalhar bem com o Cliente na busca de soluções que sejam adequadas a cada projeto.

Designers de Interiores atuam em projetos nas áreas residencial e comercial

Para elaborar um projeto de interiores na área residencial estuda-se os hábitos do (s) indivíduo (s) habitante (s) do espaço, como desejos aspiracionais e de relacionamento entre os membros da família, e as condições do edifício. Aspectos técnicos como elétrica, hidráulica e outras condições precisam ser avaliadas com atenção nos projetos residenciais.

Na área comercial, as exigências associadas à performance econômica são mais importantes e devem ser consideradas, ainda, questões como segurança, normas e regulamentos para cada segmento (hospitais, teatros, restaurantes, etc).

Atributo relevante é o domínio de um vasto espectro de fornecedores de produtos e sistemas que permitam a correta especificação seja para projetos residenciais ou comerciais.

Para ser bem sucedido, um Designer de Interiores precisa dominar a técnica de planejar um espaço e apresentar essa criação de forma visualmente compreensível para o Cliente. É fundamental que o profissional acumule informações e conhecimentos sobre produtos, sistemas e materiais, bem como texturas, cores, iluminação, ergonomia, hidráulica e outros aspectos técnicos.


COMO CONTRATAR

Os Designers de Interiores são remunerados, basicamente, pela elaboração do projeto e pela administração da obra. Para calcular os valores da remuneração para a criação do projeto (estudo preliminar, ante-projeto e projeto-executivo) toma-se como base o tamanho da obra em metros quadrados, o tipo de projeto (residencial, comercial e seus segmentos) e a quantidade de desenhos, estabelecendo-se um valor em Reais pela metragem correspondente.

Já a Taxa de Administração de obra é calculada aplicando-se um percentual que varia entre 10% e 15% aplicados sobre o valor de todos os produtos e serviços gastos para a sua realização.

Outras modalidades de remuneração são: a Consulta cobrada por hora técnica e a visita à obra, também calculada por hora.

Os Designers de Interiores recebem de fornecedores uma remuneração denominada Reserva Técnica pela especificação de seus produtos e serviços. Essa prática aprovada pela ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores - deve acontecer sob rígidas condições éticas e não implicar em qualquer prejuízo de ordem técnica ou econômica para o Cliente.


domingo, 20 de março de 2011

Fotolog

Ae galera , montei o fotolog do curso de Design de Interiores de Porto Ferreira , onde estarei colocando as fotos do pessoal !!
Quem quiser postar alguma foto lá pode mandar a foto pelo e-mail , kelleck@bol.com.br que eu publico lá.

O link do fotolog é

http://flog.clickgratis.com.br/diporto

Calendário de Eventos de 2011

 Olá pessoal !

Para que todos fiquem ligados em tudo que vai acontecer em 2011 , fiz uma lista com os eventos mais interessantes na área de Design, Arquitetura e decoração !!!

Confiram :



19ª PARALELA GIFT - 2011

Data:   12/03/11 até 15/03/11
Local:   Shopping Iguatemi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.paralelagift.com.br

19ª  PARALELA GIFT - 2011

Feira de Design e Produtos Contemporâneos

A Paralela Gift é uma feira de negócios destinada a lojistas e profissionais da área. Nesta feira semestral de produtos contemporâneos, designers lançam suas últimas coleções, sempre com o cuidado na originalidade de suas criações. O projeto Paralela Gift foi idealizado em 2001 por Marisa Ota, formada em Comunicação Visual. Atualmente é proprietária de uma loja de design em São Paulo, e faz curadoria de eventos e exposições ligados ao vasto e rico universo do design.

18ª CRAFT DESIGN - 2011

Data:   12/03/11 até 15/03/11
Local:   Centro de Convenções Frei Caneca
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.craftdesign.com.br

18ª CRAFT DESIGN - 2011

A Craft Design é referência de decoração, do estilo e do design, um pólo de encontro de todos os profissionais da área, apresentando um mosaico de tendências e novos conceitos. A cada semestre o objetivo da Craft Design é o lançamento de produtos de designers consagrados e novos talentos, percorrendo todo o universo da decoração e estilo, viabilizando a relação comercial e transformando boas idéias em bons negócios.

42ª GIFT FAIR - 2011

Data:   14/03/11 até 17/03/11
Local:   Expo Center Norte
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.giftfair.com.br

42ª  GIFT FAIR - 2011

São Paulo International Gift Fair
Linhas de Produtos e/ou Serviços: utilidades domésticas, mesa posta, artigos de copa e cozinha.

14ª DAD - 2010

Data:   14/03/11 até 17/03/11
Local:   Expo Center Norte
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.feiradad.com.br

14ª DAD - 2010

Salão Internacional de Decoração, Arquitetura e Design

Linhas de Produtos e/ou Serviços: decoração de interiores, design.

19ª FEICON BATIMAT - 2011

Data:   15/03/11 até 19/03/11
Local:   Pavilhão de Exposições do Anhembi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.feicon.com.br

19ª FEICON BATIMAT - 2011

Feira Internacional da Indústria da Construção

O mundo da construção estará reunido no Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde acontecerá 19ª edição da FEICON BATIMAT, local ideal para conferir todos os lançamentos, tendências e soluções eficientes para atender ao exigente mercado da construção e sua crescente demanda. Esse evento é representativo de um mercado com taxas de crescimento expressivas nos últimos anos. O setor de construção além do crescimento, movimento bilhões por ano no Brasil. Para os expositores e os visitantes dessa feira esperam-se bons resultados em termos de negócios e networking. Quem participar do evento também encontrará lançamentos, soluções diversas e tendências para o segmento.

19ª FEICON - 2011

Data:   15/03/11 até 19/03/11
Local:   Pavilhão de Exposições do Anhembi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.feicon.com.br

19ª FEICON - 2011

Feira Internacional da Indústria da Construção

O mundo da construção estará reunido no Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde acontecerá a 19ª edição da FEICON BATIMAT, local ideal para conferir todos os lançamentos, tendências e soluções eficientes para atender ao exigente mercado da construção e sua crescente demanda.

6ª KITCHEN & BATH EXPO - 2011
Data:   22/03/11 até 25/03/11
Local:   Transamerica Expo Center
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.kitchenbathexpo.com.br

6ª  KITCHEN & BATH EXPO - 2011

Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinhas e Banheiros

A Kitchen & Bath Expo é a aposta certa do mercado para o lançamento de produtos e apresentação das próximas tendências em cozinhas e banheiros para designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas.

9º EXPO REVESTIR - 2011

Data:   22/03/11 até 25/03/11
Local:   Transamérica Expo Center
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.exporevestir.com.br

9º REVESTIR - 2011

Feira Internacional de Revestimentos

8ª GARDEN FAIR & ENFLOR - 2011

Data:   09/07/11 até 12/07/11
Local:   Recinto da Expoflora
Cidade:   Holambra - SP
Informações:   www.gardenfair.com.br

8ª GARDEN FAIR & ENFLOR - 2011

Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo
Diferente de outros eventos, também abertos ao público em geral, a Garden Fair é exclusivamente dirigida aos profissionais do setor. Isto faz muita diferença, pois como é um evento de negócios, o principal objetivo é colocar em contato os profissionais do setor com expositores de plantas ornamentais, acessórios e tecnologias específicas para paisagismo, viabilizando a compra de produtos e a execução de projetos.

2ª SALÃO ABIMÓVEL - 2011

Data:   09/08/11 até 12/08/11
Local:   Pavilhão de Exposições do Anhembi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.salaoabimovel.com.br

2ª SALÃO ABIMÓVEL - 2011

Salão Internacional de Vendas e Exportação de Móveis
O Salão Internacional de Móveis será o mais completo evento do segmento no Brasil e irá retratar toda a diversidade e tendências do móvel brasileiro, reunindo todos os pólos moveleiros do país. Realizada em São Paulo, o principal centro econômico da América Latina, o Salão Abimóvel é uma grande vitrine em lançamentos de móveis e complementos no maior mercado em potencial de consumo neste segmento, sendo uma representativa plataforma de vendas e exportação do mobiliário nacional.

42ª HOUSE & GIFT FAIR SOUTH AMERICA - 2011

Data:   27/08/11 até 30/08/11
Local:   Expo Center Norte
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.grafitefeiras.com.br

42ª HOUSE & GIFT FAIR SOUTH AMERICA - 2011

Feira Brasileira de Presentes 
House & Gift Fair é uma feira profissional líder de mercado e a maior do setor de artigos para casa da América Latina.

2ª FEIRA MADEIRA E DESIGN - 2011

Data:   07/09/11 até 09/09/11
Local:   Centro de Eventos São Luis
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.madeiraedesign.com.br

2ª FEIRA MADEIRA E DESIGN - 2011

Após pesquisas de mercado e grande experiência no setor de base florestal, a WR SÃO PAULO Feiras e Congressos em parceria com a REVISTA REFERÊNCIA, lança a Feira Madeira & Design, a qual tem o principal objetivo de desenvolver e incentivar e o uso da madeira no mercado da construção civil no Brasil. A madeira está inserida entre as grandes cadeias da construção civil onde representa apenas 5,6% dentre os outros materiais (fonte: contas nacionais do IBGE).Esse número demonstra o quanto que a madeira pode ser explorada no Brasil nas mais diversas aplicações. Atualmente existem grandes empresas que atendem ao mercado interno e externo, e a feira MADEIRA & DESIGN nasce para marcar o ponto de encontro entre fornecedores e consumidores onde apresentará todas as tendências e opções para o desenvolvimento e o crescimento do setor madeireiro na construção.

2ª LIGHTING WEEK BRASIL - 2011

Data:   20/09/11 até 23/09/11
Local:   Expo Barra Funda
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.lwbr.com.br

2ª LIGHTING WEEK BRASIL - 2011

Feira Internacional de Iluminação Profissional

A Lighting Week Brasil 2011, acontecerá entre os dias 20 a 23 de setembro, no Expo Barra Funda. Novos expositores passam a fazer parte da Feira e prometem muitas novidades. Mais palestras e cursos estão sendo programados. Livros dedicados à Iluminação serão lançados.

14ª FIAFLORA EXPOGARDEN - 2011

Data:   22/09/11 até 25/09/11
Local:   Pavilhão de Exposições do Anhembi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.expogarden.com.br

14ª FIAFLORA EXPOGARDEN - 2011

Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem e Floricultura

Em sua 14ª edição, a Fiaflora ExpoGarden consolida-se definitivamente como o principal evento do Paisagismo, Jardinagem, Lazer e floricultura da América Latina, alavancando por uma decisiva integração de mercados complementares e oferecendo aos seus expositores o mais amplo leque de oportunidades e expansão de negócios.

CASA & DECORAÇÃO SHOW - 2011

Data:   22/09/11 até 25/09/11
Local:   Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi
Cidade:   São Paulo - SP
Informações:   www.casaedecoracaoshow.com.br

CASA & DECORAÇÃO SHOW - 2011

A Casa & Decoração Show completa a sinergia do maior evento imobiliário da América Latina, que contará com o SISP ( Salão Imobiliário São Paulo), a Fiaflora Expogarden e a Expo Síndico Secovi Condomínio. Juntas, as feiras projetam uma visitação de cerca de 85.000 pessoas para este ano. É a oportunidade que você esperava para realizar grandes vendas para um público altamente qualificado.

Cadeira Egg em edição limitada

por Rubia Ribeiro em  




Cadeira clássica do design agora conta com a edição limitada com apenas 42 peças.


A cadeira Egg, projetada por Arne Jacobsen em 1958, apresenta no livro de clássicos do design de Eoin Colfer, em outubro deste ano, em Nova York, uma edição exclusiva com 42 cadeiras, numeradas individualmente, e que conta com um bordado manual em suas costas.
O revestimento vem em couro branco óptico deslumbrante, e finalizada com assento em couro de vaca. Um luxo! As Eggs serão vendidas numa loja de design em Wexford, Irlanda, cidade natal de Eoin Colfer autor do livro.  Esta reformulação do clássico futurista de Arne Jacobsen, foi criada pelo seu fabricante, Fritz Hansen, em colaboração com a empresa de design irlandês Lost Weekend e Penguin, editora da série 'sexto livro "E outra coisa ... " .
A cadeira poderá ser vista  na sessão de autógrafos na Union Square de Nova York, Barnes & Noble, do dia 20 de outubro a 7 de novembro, antes de se dirigir para a costa oeste e retornar à Europa, onde sua turnê começou.

INOVAÇÃO e DESIGN na exposição “Novidades 2011” da Roca


A Roca, líder na criação de espaços de banho, apresenta suas novas propostas para 2011, entre as quais o novo e exclusivo conceito de banheiro, a coleção Armani / Roca.

• A Roca Barcelona Gallery, palco do evento, acolheu também o simpósio Moda de Design / Design de Moda, que contou com figuras de primeira linha como Josep Abril, Miriam Ocariz, Gerard Sanmartí de Lagranja e Pepe de CuldeSac.

A Roca Barcelona Gallery foi o palco escolhido e a exposição “Novidades 2011” foi a protagonista. Ontem, a Roca apresentou suas novas propostas para 2011. A inovação e o design são os dois elementos de destaque das soluções Roca para o espaço de banho. Esses conceitos exclusivos se baseiam nas mais avançadas tecnologias e em inovadores sistemas de economia de água. A Roca, líder em espaços de banho e criadora de tendências, transpõe para todos os seus produtos os principais valores da sua marca: a liderança, a inovação, o design e a sustentabilidade. 

Na exposição “Novidades 2011” destaca-se, em especial, a coleção exclusiva Armani / Roca, fruto da associação da marca com o Grupo Giorgio Armani. O resultado é um novo conceito para banheiros que os transformam em um espaço confortável e harmonioso, com um ambiente elegante e individualizado.

Esse conceito inovador de banheiro Armani / Roca, configurado como uma ilha, cumpre todos os critérios do design em estado puro sem, com isso, perder seu caráter luxuoso e sensual. Esse equilíbrio perfeito é obtido graças à seleção de materiais, à escolha de texturas e a algumas combinações surpreendentes. Pela primeira vez, o banheiro se configura como uma ilha onde todos os elementos se concentram e são divididos em quatro zonas modulares: wellness bath area, beauty area, wellness shower area e basic needs area.




Outras propostas apresentadas pela Roca para 2011 foram: pias, banheiras, chuveiros, móveis e acessórios projetados para converter o banheiro em um espaço íntimo, dedicado ao bem-estar e ao cuidado pessoal. Entre as novas coleções, destacam-se The Gap, Amberes e H&H. 

The Gap é uma coleção original, que confere ao espaço de banho uma atmosfera atual. Adapta-se perfeitamente a todas as possibilidades, pois inclui uma linha completa de elementos que oferecem uma resposta funcional e eficaz para todas as opções desejadas. 

Amberes é a solução ideal da Roca quando o espaço é um bem precioso. Essa nova proposta é composta por uma pia de peça única que pode ser instalada em qualquer local do banheiro.  

H&H, a nova proposta em mobiliário, foi especialmente concebida de forma a se adaptar a todas as pias das coleções de banho Hall e Happening, atingindo sua máxima expressão em conjunto com as torneiras Thesis. Destaca-se pelo seu caráter modular.

A exposição “Novidades 2011” foi concluída com o simpósio Moda de Design / Design de Moda, promovido pela Roca e moderado pelo jornalista Marcel Benedito. Com o vínculo estreito entre o mundo da moda e o do design como eixo central, no encontro foram tratadas questões interessantes através do testemunho e das experiências de convidados de primeira linha: Josep Abril, Miriam Ocariz, Gerard Sanmartí de Lagranja e Pepe de CuldeSac.

Rosenbaum lança linha de móveis Caruaru

O nome e a inspiração da nova linha de móveis assinada pelo designer Marcelo Rosenbaum vieram do improviso da maior feira livre do mundo: a feira de Caruaru, patrimônio cultural do Brasil no agreste pernambucano. A grande sacada da coleção é a possibilidade de personalizar cores e estampas. É possível escolher entre as xilogravuras de J. Borges – um de nossos maiores artistas populares, mestre na ilustração da literatura de cordel – e as seis cores criadas especialmente para a coleção (no vídeo abaixo, repare nos nomes das cores!). Outro diferencial da linha foi o cuidado não só com a sustentabilidade mas também com o fator humano. Durante toda a produção, houve reuniões e encontros de conscientização ambiental para que toda a equipe se sentisse envolvida com a iniciativa. As peças, feitas de pínus natural, 100% cultivado, foram produzidas pela ArteFama e serão vendidas na Micasa. E outra boa notícia: a preços mais acessíveis! Se você gosta do trabalho desse renomado designer, conheça esta casa projetada por Rosenbaum.








  fonte: Revista Casa

Inauguração

Olá a todos que pertecem ao ramo de Design de Interiores , estamos inaugurando o blog do curso de Design de Interiores de Porto Ferreira , onde estaremos colocando fotos , trabalhos, produção dos alunos , reportagens, feiras e muitas novidades da área.

Sejam bem vindos !!